EX-TARIFÁRIO:

Alteração da Classificação Fiscal - EX-Tarifário

Podemos fazer Alteração na Classificação Fiscal desde que seja conforme Art. 5º da Portaria 309 de 24 de junho de 2019. Cumpridos os requisitos mínimos de conteúdo e forma, a Secretaria do desenvolvimento da Industria e Comércio encaminhará o processo para a Secretaria Especial da Receita Federal, para o exame e manifestação daquele orgão, que o reanalisará segundo os novos fatos apresentados a respeito da classificação tarifária e adequação da descrição da mercadoria.

Art. 5º As alterações de redação ou da classificação fiscal (NCM) poderão ser solicitadas a qualquer tempo, dentro do prazo de vigência do Ex-tarifário, desde que a alteração solicitada não descaracterize o bem.

§ 1º Na hipótese de a alteração não ser solicitada pelo pleiteante original do Ex-tarifário, este será consultado e terá prazo de dez dias úteis para se manifestar sobre a proposta.

§ 2º Não serão admitidos pleitos de alteração substancial da redação do Ex-tarifário que modifiquem parâmetros ou especificações do bem, devendo, nesses casos, o interessado apresentar um pleito novo de concessão.

§ 3º Caso a solicitação compreenda a alteração da classificação tarifária (NCM), o processo poderá ser encaminhado para a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, que o reanalisará segundo os novos fatos apresentados, observando-se, no que couber, os dispostos nos §§ 2º a 5º do art. 7º desta Portaria. 

§ 4º Os pleitos de alteração de redação poderão, a critério da administração pública, ser disponibilizados na página eletrônica do Ministério da Economia na internet, pelo prazo de vinte dias corridos, para manifestações de outras partes interessadas.






Destaques da Resolução GECEX 512/2023 EX Matéria Prima & Produtos de Base Autopeças - Resolução GECEX 285/2021 Economia de um Ex-Tarifário Modelos de Pleito para Ex-Tarifário Produção Nacional Descrição Técnica Funcional para um Ex-Tarifário Fluxos & Prazos de um Ex-Tarifário Ex-Tarifário em Inglês